Alguns termos gráficos são complicados de entender para quem está iniciando na área gráfica ou para clientes e curiosos sobre o tema.
Para entender, vamos falar primeiramente sobre o principal esquema de cores para impressões gráficas, o CMYK, para que você possa entender o contexto geral.
O Padrão CMYK, que é uma abreviação das cores: C = Cyan/Ciano, M = Magenta, Y = Yellow/Amarelo, K = Black/Preto (na Europa se pronuncia “cemiki”), é o mais utilizado para impressão gráfica.
O CMYK tem por proposta reproduzir de forma mais idêntica possível a maioria das cores, no aspecto visível.
Esse padrão de cores é formado pela absorção da luz nas tintas. Combinando essas cores se obtêm uma grande variedade cores, excluindo-se as cores especiais, como prata e dourado. Estas últimas, são convertidas para CMYK, mas poderão sofrer variação de tonalidade (há algumas opções para imprimir essas cores, mas não será tratada neste artigo).
Por convenção ou padrão, há a definição para usar o número 4 para representar colorido (4 cores básicas), 1 para uma cor (geralmente preta) e 0 para sem cor (geralmente branco / sem impressão / verso).
Então podemos deduzir:
- 4×0 – É a impressão com frente colorida e verso sem impressão;
- 4×1 – É a impressão com frente colorida e verso em tons de cinza;
- 4×4 – É a impressão colorida em frente e verso.
* Todas em combinações CMYK.
Optamos por colocar somente estas três opções pois são as mais usadas em impressões.
A Xpersites faz todo o serviço de Artes Gráficas, desde a criação da arte à impressão. Confira nossos serviços.