O Google não está mais exibindo os anúncios de links patrocinados na lateral direita dos resultados de buscas (SERPs). Os anúncios agora só são exibidos na parte superior dos resultados de pesquisa, só que ao invés de 3 anúncios, agora são 4, e na parte inferior.
Normalmente, os anúncios do Google são exibidos por toda a página, em uma mistura de superior, inferior, e as posições do lado direito, com base na consulta específica.
Ainda não foi confirmado pelo Google, porém a mudança pode ser vista como motivada pelo quesito de usabilidade mobile. Com o número de pesquisas mobile utrapassando as de desktop e o Google já vindo dando prioridade a este seguimento há algum tempo, é normal que essa mudança viesse a acontecer, deixando o foco do usuário no centro da tela e valorizando os anúncios.
O principal benefício desta mudança para os anunciantes é que os anúncios ganharão maior evidência e maior possibilidade de ser visualizado. Já principal desvantagem será a concorrência que poderá deixar os custos ainda mais altos. Enquanto para os usuários, a desvantagem é que o conteúdo orgânico, nativo e efetivo das pesquisas, será visto em uma porção menor.
Com informações de The Verge.